18 copy   Chutneys de frutas são tradicionalmente parte de uma refeição ayurvédica, pois ajudam a melhorar o nosso Agni (fogo digestivo). Isto acontece, porque esta preparação é composta principalmente dos sabores picante e ácido, que são sabores capazes de aumentar o nosso Agni, aumentar nosso apetite, estimular as enzimas digestivas e facilitar nosso processo de assimilação e absorção. Além disso, nesta única preparação, muitas vezes conseguimos combinar os 6 sabores tão importantes numa refeição, mas sempre com algum predominante. As frutas cruas não são recomendadas em ayurveda durante as refeições, mas quando cozidas junto com muitas especiarias elas apresentam atributos diferentes, o  que as tornam benéficas para o nosso sistema. Mas isso não significa que você vai comer um pote de chutney no almoço.Apenas uma colher ou duas colheres de sobremesa são suficientes. Tudo em excesso desestabiliza nosso sistema  Não há nada proibido ou perfeito em Ayurveda. Precisamos saber e reconhecer nossas características, o clima que estamos expostos, o nosso estilo de vida, a nossa digestão, os nossos pensamentos, para saber distinguir e escolher de verdade aquilo que realmente pode ser mais propicio para o nosso ser naquele determinado momento. Chutney pode ser consumido junto das refeições, ou num lanche com torrada, ou pode ser servido as vezes como um aperitivo. Pode ser armazenado na geladeira por até uns 5 dias, em recipiente bem vedado. Varias frutas podem ser usadas para preparar chutneys, como manga, abacaxi, tâmaras, damascos, tomate, pêra e sempre acompanhados de especiarias bem picantes. Este é um chutney que amo, e compartilho aqui com vocês a receita. Saúde e muito amor a todos.
31 copy   Chutney de manga  
  Preparo: 1 colher de sobremesa de ghee 3 mangas verde cortada em cubinhos 1 colher de chá de cúrcuma 1 cebola roxa pequena 2 cravos 1 canela em pau 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado 1 colher de sopa de cominho em grãos 1 colher de chá de páprica picante 2 colheres de sopa de açúcar mascavo 1 pimenta dedo de moça sem sementes, cortada em fatias finas ou 1 colher de chá de pimenta calabresa seca. 1 pitada de sal 1 copo d’água
Esquente o ghee e adicione o gengibre e em seguida o cominho em grão. Quando começar a espumar, adicione a canela, o cravo, cebola, a pimenta dedo de moça e refogue bem. Coloque todos os demais ingredientes e mexa bem. Deixe o fogo baixo, tampe a panela e cozinhe até a manga começar a desmanchar. Desligue o fogo, deixe amornar e coloque em um recipiente ou sirva morno.
Compartilhe
Comente
ATENÇÃO:
- Todos os comentários, por questões de segurança, são verificados antes de serem publicados no site.
- O endereço do seu website, caso informe, não será apresentado como link.

Assine a Newsletter

Cadastre-se para estar sempre atualizado(a) sobre novas publicações e eventos.
Eu Quero