comotudocomecou

 

A Ayurveda pode ser compreendida como um sistema tradicional de saúde praticado na Índia há milênios. Parece exagero falar em milênios, mas de fato trata-se de uma ciência de quase 5 mil anos, que surgiu da dedicação de homens sábios, absortos no silêncio e na meditação. Por meio da observação de si mesmos, dos seres vivos, da natureza e de seus ciclos, investigando o nosso funcionamento orgânico em harmonia com a natureza ao redor, desenvolveram uma teoria natural de manutenção de saúde e cura. Tais sábios, conhecidos como rishis, fizeram conexões entre nossos processos naturais, observando reações do próprio corpo em relação a cada planta e mineral, verificando a influência do clima e estações sobre nossas funções orgânicas, sentindo detalhadamente a influência de cada evento da natureza sobre nós. Perceberam, por exemplo, que durante o frio do inverno o corpo necessitava de cuidados distintos daqueles que o verão demandava. Assim, classificaram os alimentos mais adequados para cada estação do ano. Observaram também que existiam distinções entre cada ser vivo, e mesmo entre seres da mesma espécie havia categorias com funcionamentos particulares. Desta forma, criaram tipos básicos de funcionamento de cada espécie, desenvolvendo o sistema de dosha ou biótipos humanos.

A investigação também se voltou para o interior do corpo. Sem que necessitassem dissecá-lo com um bisturi físico, identificaram o centro mais direto e consistente de nossa interação com o ambiente: o estômago. Perceberam que os alimentos que ingerimos exercem influência em nosso equilíbrio físico e mental, e apontaram a digestão perfeita como a maior fonte de saúde.

A Ayurveda está sempre se atualizando com o surgimento de doenças da modernidade e o desenvolvimento de novos procedimentos médicos. Contudo, continua apontando a boa digestão, o consumo de alimentos e ervas como essenciais para a saúde. Para surpresa de muitos, a Ayurveda não é uma medicina mística ou apenas alternativa, e sim uma medicina reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como ciência eficaz no tratamento e prevenção de doenças. Em alguns países é a medicina oficial. Na Índia existem mais de 100 faculdades de Ayurveda, a maioria financiada pelo governo do país, havendo também instituições particulares. Todas as instituições seguem um programa de cinco anos de duração e é preciso passar por uma rigorosa avaliação a fim de se receber o honroso título de B.A.M.S. (Bachelor in Ayurvedic Medicine and Surgery).  Há ainda outros títulos referentes às áreas de pesquisa e filosofia. Logo, podemos seguramente afirmar que a Ayurveda é um sistema de saúde organizado e muito bem estruturado, para prevenção e tratamento de problemas de saúde.  

 

 Literalmente, “Ayur” significa “vida”, e “Veda”, significa “conhecimento” ou “ciência”.

 

Portanto, AYURVEDA é a ciência da vida. Nosso corpo nasceu para ser saudável e nossas células mantêm esta saúde se lhes oferecemos os alimentos adequados. Por esta perspectiva, curar é deixar que o corpo volte a desempenhar suas funções naturais de forma equilibrada, por meio de uma alimentação saudável, rotina de vida, pensamentos, aspirações harmoniosas e amorosas. Cada uma de nossas células possui uma inteligência inata para cumprir adequadamente suas funções. Não há o que lhes ensinar, basta permitir que sigam sua trajetória de saúde e felicidade.

 

Texto retirado e alterado do Livro:

O SABOR DA HARMONIA

Receitas ayurvédicas para o bem-estar.

Autora: Laura Pires.

Editora Rocco  

Assine a Newsletter

Cadastre-se para estar sempre atualizado(a) sobre novas publicações e eventos.
Eu Quero