Esse é um alimento que não falta aqui em casa! Amo consumir aveia de diversas formas! No inverno, abuso dos mingaus quentinhos e úmidos, que ajudam a pacificar meu Vata!
Recebo muitas perguntas sobre esse grão e resolvi trazer algumas informações aqui para vocês!
A aveia é uma ótima fonte nutritiva! Para a ciência moderna é rica em proteínas, ácidos graxos e vitaminas, o que lhe confere propriedades antioxidantes. Ainda possui cálcio, ferro, carboidratos e fibras. Para Ayurveda a aveia tende a equilibrar Vata e Pitta e agravar Kapha, e se fizer um mingau com leite de castanhas, banana e açucar agrava ainda mais. Nesse caso, pode substituir por Cevadinha .
A aveia está relacionada ao bom funcionamento intestinal e por se tratar de uma fibra solúvel, tem relação com a diminuição da absorção do colesterol total e LDL, mantendo-os em níveis adequados, além de ajudar no controle glicêmico e no controle da pressão arterial.
Possui alto teor de amido resistente (alimentando as bactérias intestinais boas), e todos esses benefícios, consequentemente, acabam contribuindo para a
saúde do nosso cérebro.
A diferença das apresentações da aveia está em seu método de processamento, como conferimos nessa imagem acima:
Aveia em grãos: os grãos são submetidos a um processamento mínimo, o que torna sua preparação mais demorada. Sugiro deixar o grão de molho por
12h, mais ou menos, e depois cozinhar. Essa forma é mais dificil de encontrar, mas gera bastante saciedade, e é um pouco mais dificil de digerir. Então prefira quando seu Agni estiver muito bom, e use as especiarias para temperar.
Aveia em flocos: são feitos por meio dos grãos de aveia inteiros, que são prensados até adquirirem um formato achatado. Os flocos de aveia podem ser encontrados nas versões fina e grossa. Podem ser consumidos in natura (adicionados a iogurtes, frutas, vitaminas), assim como cozidos (mingaus). Para a minha clássica panqueca de aveia, que tem receita nos meus livros e nos destaques do Instagram, eu prefiro usar em flocos finos, pois dá mais liga. O grão maior fica ótimo na minha super granola de frigideira (que tem receita no livro Nutrindo seus sentidos)
Farelo de aveia: devido ao seu método de processamento, possui vantagens nutricionais, que acaba conservando mais fibras. O farelo de aveia é obtido da casca dos grãos de aveia, exatamente onde é encontrada a fibra beta-glucana. . As fibras beta-glucanas conferem sensação de saciedade prolongada, otimo em dietas de controle glicemico.
Farinha de aveia: é produzida a partir da moagem do grão. Ideal para substituir a farinha de trigo na preparação de bolos, pães e tortas, e fica bom também no minagu, sendo digerida mais rapidamente.
Para os dias mais frios de Inverno um mingau bem cremoso e quentinho é delicioso. Segue a receita de um mingau que amo muito. e pacifica meu Vata, e ainda ajuda no funcionamento adequado do intestino, principalmente nesta época que além de fria está bem seca. .
1 banana dágua
1 ameixa seca
3 colheres de sopa de aveia em flocos finos
1 pitada de curcuma em pó
sementes de uma baga de cardamomo
1 pitada de gengibre em pó
1 cravo da Índia
canela em pó à gosto
sementes de abobora e girassol levemente tostadas
Bater no liquidificador a banana e ameixa com 300ml de água até desmanchar bem a banana e a ameixa.
Levar ao fogo a aveia e as especiarias e tostar rapidamente, adicionar o "suco de banana" e deixar cozinhar até ficar um mingau bem cremoso. Desligue o fogo, coloque um pouco mais de canela em pó e as sementes tostadas.
(se voce quiser que dê mais saciedade, misture alguns pedacos de banana partida.
E você? Qual a sua forma preferida de comer aveia?
saúde e paz
Laura Pires