Como anda sua memória?

As queixas em relação a memória só aumentaram durante este período pandêmico! São muitos os relatos de que a memória anda ruim, e com momentos mais regulares de esquecimentos.
.
E diante disso, o movimento gerado muitas vezes é?? Qual erva posso tomar para melhorar a minha memória? 
.

Mas talvez a sua memória não seja ruim e sim alguma outra função cognitiva, ou até mesmo algum outro aspecto, medicamento, rotina que está comprometendo a sua capacidade de memorização.
.

Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que realmente está acontecendo!
.
A memória, assim como a atenção, a percepção são funções cognitivas, e precisamos primeiro diferencia-las.

 

Funções cognitivas são os processos mentais que nos permitem:

 •Aquisição de conhecimento; capacidade de discernir, de assimilar um conhecimento; percepção.

•Ação de conhecer, de perceber, de ter ou de passar a ter conhecimento sobre algo.

•Oque permite o pensamento, memorização, aprendizado, fala e outras capacidades mentais. 

 

O funcionamento cognitivo é considerado normal se nossas habilidades nos permitem lidar de uma maneira adequada em atividades ds vida diária.

 

As principais funções cognitivas são:

* Atenção

* Memória

* Percepção

* Linguagem e

* Funções executivas.

Para o “bom funcionamento” da memória, por exemplo, inicialmente, precisamos de um certo nível de atenção. E talvez, possa ser esse detalhe que está comprometendo a sua capacidade memorizar, e não um problema para acessar suas recordações.
.

Você já parou para analisar, por exemplo, como anda sua atenção na realização das tarefas diárias? E durante as atividades de leitura ou até mesmo numa conversa com alguém?
.

Comece a observar quantas mil coisas fazemos ao mesmo tempo, neste mundo tecnológico de laptops, telefones com múltiplas funções, e todas as tarefas diárias da casa, do trabalho, da familia, da vida e as preocupações relacionadas à tudo que envolve este momento social, político, ambiental e de saúde.
.
Talvez “o problema” não seja a sua memória e talvez, medidas mais simples(não necessariamente fáceis) na vida diária podem auxiliar na melhora! 

 

Nos dias 08, 09 e 10 de setembro, eu e @drotavioneuro vamos fazer a Jornada da Saúde Cerebral, um evento 100% online e 100% gratuito, onde vamos falar sobre o sono, a ansiedade e a memória! Para se cadastrar, basta no clicar aqui

Seja o(a) primeiro(a) a comentar!
Eu desejo me inscrever para receber atualizações por e-mail.

Compartilhe isso:

Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu contato foi encaminhada com sucesso.