Como tudo começou

Como tudo começou

Sou Laura Pires, escritora, professora, Nutricionista, Terapeuta Ayurveda e pós graduanda em Neuropsiquiatria. Através desta Ciência Milenar e profunda encontrei um caminho para a manutenção da minha saúde e um direcionamento para o despertar da minha essência. Ministro cursos e palestras sobre Ayurveda por todo o Brasil . Unindo a sabedoria milenar Ayurveda e a Nutrição moderna com o [...]

Seja bem-vindo

Seja bem-vindo

Que você possa reencontrar seu caminho. Que você possa buscar mais consciência. Que você possa sentir seu corpo mais saudável, Que você possa aproveitar melhor essa fantástica experiência da existência. Que você possa sentir mais conforto, bem-estar sempre. Que você possa abrir mão de seus sofrimentos, suas amarras. Que sua mente possa silenciar. Que você [...]

Cursos

Cursos

O ano de 2020 nos mostrou fortemente que Tudo muda o tempo tempo! As estações, as fases da lua, tudo nos mostra que a vida é cíclica! A lei da impermanência nos convida a ver a vida como realmente ela é, em constante movimento! Nos traz a certeza que tudo passa! Nos tira a ilusão de querer ter controle sobre tudo! E nos ensina a aceitarmos o tempo de cada coisa.
[...]

 

Compartilhe isso:

Ler mais

Workshop Alimentação terapêutica - São Paulo - Somente Presencial

14 de feveiro de 2022 laurapires

 

 

 

Teoria e prática de preparações terapêuticas, segundo princípios da Ayurveda e da Nutrição Moderna

 

Horários

Sábado: 9h às 18h

Domingo: 9h às 16h

Intervalo para almoço: 12h às 13:45h

 

A quem este Curso se destina?

Público Geral. 

Este curso não requer nenhum conhecimento prévio. 

Este não é um curso para capacitar ou formar profissionais de saúde e nem para orientar ou tratar pacientes, doenças e distúrbios .
Não daremos orientações sobre tratamentos e abordagens individuais.

Investimento para
fazer parte do Workshop em São Paulo  

12X de R$ 69,28*
ou R$690,00 à vista

 

Informações e inscrições:  em breve

Voltando aos poucos...

25 de julho de 2021 laurapires

 

 

Espero que estejam todos bem…

 

Estou de volta ao uso das redes sociais mas em um ritmo bastante lento de trabalho. A vida aqui fora das redes tem outras necessidades e prioridades, e por isso minha interação por aqui já sofreu mudanças. Estou bem de saúde, mas o momento atual por uma série de fatores me faz refletir e sentir a necessidade de mais silêncio, e menos exposição. ️

.

Além disso, um novo modelo de redes sociais, com algoritmos, que “exigem” vídeos, reels, TiKToK, interação demasiada e constante para que as pessoas consigam receber o conteúdo não faz parte da minha realidade de vida.   Não dou conta, e não tenho uma super equipe para produzir conteúdo, postar e responder todas mensagens.

.

Portanto, o ritmo e a interação já são e ficarão ainda mais lentos comparados à outros perfis. Somente nos periodos que antecedem alguns cursos que ainda acontecem de forma online, colocarei mais “energia” por aqui.

.

Minha assistente Renata, me auxilia nos cursos e emails, e me ajudou a preparar alguns materiais mais teóricos para postar aqui e nos Instagram nos próximos meses.

.

Em relação aos cursos: as aulas presenciais ainda estão suspensas e assim que tudo estiver mais seguro nos agilizaremos para voltar, mas isso só vai acontecer em 2022.

.

Neste segundo semestre de 2021, alguns Cursos 100% online acontecerão, e teremos o Curso Alimente seu cérebro, junto com Dr. Otavio Freitas em Setembro.

 

Em Novembro o Curso Rejuvenescimento e Longevidade junto com Sonia Filgueiras

 

E o Curso Alimente seu intestino com Dra Priscila Antunes sem data definida. (www.priscilaantunes.com.br)

.

Ainda não retomei os atendimentos individuais presenciais (online não realizo) e não tenho data definida.

.

Em novembro meu novo livro será lançado e uma programação mais ativa nas redes também vai acontecer.

 

Agradeço a compreensão de todos…

.

Muita saúde e paz ...

JORNADA DA SAÚDE CEREBRAL

23 de agosto de 2021 laurapires

Espero que você esteja bem!

Hoje quero te fazer um convite e contar o porquê dele. 

Desde o início da pandemia,  a vida e rotina de todos nós sofreu grandes mudanças em vários aspectos. E a nossa saúde, tanto física como emocional, sentiu efeitos mais imediatos e outros poderão ser vistos a longo prazo. Em se tratando de saúde,  já é sabido que distúrbios no sono, ansiedade, problemas de memória estão entre as maiores queixas e busca por soluções.   A palavra “insônia” foi uma das mais procuradas na internet, no ano de 2020, o fatídico ano.   

Nas minhas redes sociais esse assunto também se tornou necessário, e foram muitos os comentários e  pedidos de ajuda para entender e melhorar ainda mais a qualidade do sono.

Levando em consideração que o Brasil é o país mais ansioso e estressado da América Latina , uma pandemia desta magnitude chegou para intensificar ainda mais estes sintomas e suas consequências.

A piora da saúde mental do brasileiro durante esse período, já é sentida no balcão das farmácias, especialmente com o aumento das vendas de remédios indutores de sono. E são as mulheres, que dominam esse ranking e, grande parte, faz uso de medicamento controlado, sem recomendação médica.

 O que antes já estava se tornando comum (atenção: comum e não normal), hoje é agravado por acontecimentos que geram gatilhos emocionais, e são muitos, mas trago só alguns como doenças; perda de um ente querido; pressão no trabalho e, até mesmo, a perda deste; medo e frustrações causados pela pandemia  e circunstância de isolamento social. 

Diante deste contexto, eu e Dr. Otávio Freitas, decidimos criar uma “Jornada”, onde iremos abordar estes assuntos, pela visão da Nutrição , Ayurveda e da Medicina Funcional.

Nos dias 08, 09 e 10 de setembro, vai acontecer a Jornada Saúde Cerebral, um evento 100% online e gratuito, para inspirar você com novos hábitos e escolhas para melhorar a saúde do seu cérebro. Serão 3 aulas inéditas e exclusivas, com foco nos cuidados do sono, memória e ansiedade. 

Clica no link abaixo e faça sua inscrição gratuitamente:.  As inscrições podem ser feitas até o inicío da Jornada

 

Inscreva-se

 

Espero por vocês

 

 

Neurotransmissores

31 de agosto de 2021 laurapires



A Ciência Moderna define neurotransmissores como mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios.

Esses mensageiros químicos podem afetar uma ampla variedade de funções físicas e psicológicas, incluindo frequência cardíaca, sono, apetite, humor e medo.

E sim, podemos ativar esses neurotransmissores de forma natural!

Sei que vivemos em um momento complicado mundialmente. Passamos (e continuamos passando) por grandes períodos sem abraços e encontros com amigos e familiares. Sem citar as atrocidades cada vez mais latentes, aqui e mundo a fora, movidas por ganância, poder e opressão … Tudo isso refletiu e reflete na nossa saúde física e mental.

Mas ainda assim, são nos pequenos detalhes da vida, que podemos adicionar doses de felicidade no nosso dia!

Agradeça a oportunidade da vida, felicite a possibilidade de fazer uma refeição e, principalmente, se pode escolher o que comer… e honre, honre a oportunidade da vida: fazendo as melhores escolhas para você, pelo outro e pelo planeta que vivemos.

Dê atenção ao seu sono. O sono de qualidade ajuda a manter nossa saúde física e é dependente de atividades e circuitos cerebrais variados e com relação direta com neurotransmissores diversos.

Irritação e falta de ânimo já no período da manhã, podem ser sintomas de noites mal dormidas. A privação de sono pode inibir a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer, calma e relaxamento. Esse neurotransmissor atua na comunicação entre os neurônios e está associado ao desejo de comer (apetite), humor, sono e cognição.

E você? Como tem estimulado e alimentado seus neurotransmissores?

Compartilhe essas informações para fazer mais pessoas felizes também!

E não esqueça: nossa Jornada da Saúde Cerebral está se aproximando e falaremos mais ainda, eu e Dr. Otávio Freitas, da interação do sono, ansiedade e memória.

Clica aqui e se inscreve

Saúde e amor,
Laura Pires

Nidra - o sono

4 de outubro de 2021 laurapires

 

 

Olá,  se você aproveitou a nossa Jornada da Saúde Cerebral se deparou com uma série de informações fundamentais para a manutenção da nossa saúde.  O sono foi nosso ponto chave, e percebemos como ele tem inflência direta em vários aspectos da nossa vida.

 

E só para lembrar, trago algumas das influencias que o sono, segundo os textos ayurveda, tem na nossa vida:

 

Nidra é um fenômeno importante que proporciona descanso e relaxamento ao corpo, mente e aos sentidos, quando se cansam ou se exaurem.

 

yes      MELHORA NOSSO HUMOR

yes  NOS AUXILIA A TER MAIS CONSISTÊNCIA DO CORPO E DA EMOÇÕES

yes AUXILIA NA MELHOR IMUNIDADE

yes FAVORECE O FUNCIONAMENTO ADEQUADO DA MENTE

yes PROTEGE O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DO CORPO

yes FAVORECE A CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM

 

Qual informação foi mais relevante para a sua vida durante a Jornada da Saúde Cerebral?

Deixa aqui seu comentário 

 

Saúde 

Pausa para descansar

7 de julho de 2021 laurapires

 

 

“O silêncio é uma fonte de grande força.” – Lao Tzu

Jejum de palavras é parte de “uma dieta” saudável para a mente.
.
As palavras que escolhemos, verbalizamos, entoamos, escrevemos, a forma como as usamos refletem e reverberam na nossa vida e nos outros que as leem, as escutam e compartilham.
.
⭐️
Estou em um momento de falar mais com menos palavras… 
.
Um grande desafio em uma cultura onde se estimula exatamente o contrário. Da mesma forma,o cultivo de palavras positivas se torna cada vez mais latente e importante diante da nossa realidade atual.
.
E a saúde mental individual e coletiva perpassa também falar menos (e isso envolve tudo o que você tecla o dia inteiro no WhatsApp e nas redes sociais)… .
.
Falar somente o necessário, e qual o necessário ? A prática de silêncio, a meditação é poderosa ferramenta para a mente acalmar, ter o descanso vital e permite a clareza que precisamos, além claro de ajudar a restaurar a energia perdida pela fala demasiada.

E menos palavras nos auxiliam a sermos ouvintes muito melhores, assim como nos momentos de fala verbal, escrita, corporal
honrar de verdade a possibilidade de se expressar, e cultivar o máximo de palavras não violentas. De forma mais presente e consciente inspirar confiança, alegria e esperança. .
.
Mas ainda sigo aqui, mais lentamente e silenciosamente, finalizando algumas aulas maravilhosas dos meus cursos que estão em andamento (ontem finalizamos 4 meses de aulas do Nutrindo seus sentidos, e foi lindo, emocionante, verdadeiro e transformador). E hoje mais uma aula do Curso Alimente seu intestino com @drapriantunes
.
Eu e minha assistente Renata entraremos de férias completas… e retornaremos no final do mês, mas em um ritmo menos intenso de trabalho e projetos. (Só ministrei mais dois cursos este ano, um deles em meados de setembro - as informações estão na área de cursos)
.
Aproveite o final do dia, para entoar, escrever, mover o corpo, a mente em intenções de paz, amor e muita muita esperança, por mais que ela pareça distante nesse momento… não desistir… resistimos no amor, e na aspiração de dias melhores para todo o planeta.
.
Até breve!!!!

Longevidade: Nutrição e Ayurveda para um envelhecer ativo

17 de dezembro de 2021 laurapires

 

Quanta alegria!!!!

Já está oficialmente lançado o meu mais novo livro Longevidade:  Nutrição e Ayurveda para um envelhecer ativo.

O livro foi publicado pela Editora Rocco, e é mais uma inspiração para novos habitos e escolhas diarias.

Já está disponível nas principais livrarias do país, tanto ebook como livro físico.

E em 2022, vou para algumas cidades do país, autografar o livro. 

A medida que confirmar cada tarde de autográfos, avisarei por aqui.

Saúde e paz 

Laura Pires

Painço - Alimentação terapêutica

17 de março de 2022 laurapires

Painço.

Para muitos é comida de passarinho, mas é possível sim o consumo humano.   Para os animais, ele é vendido com casca, para nós humanos, a versão descascada é a indicada.

Geralmente encontrado aqui no Brasil na cor amarelada (mas pode grãos avermelhados ou mais brancos). É um cereal  pequeno, macio e leve, da família das gramíneas.   Ficou mais popular por aqui, pois não contem glúten, e é rico em manganês, fosforo e magnésio.   E as referências de nutrição moderna concordam com informações descritas em Ayurveda, é uma boa opção nas preparações terapêuticas para pacientes com Diabetes.

Para Ayurveda, o painço tem sabor levemente adocicado e adstringente, leve , secativo e usado no tratamento de Diabetes, edemas, secreção nas vias respiratórias e usado nas dietas para redução de peso.  Mas em excesso, pode agravar Vata dosha, e por isso deve ser consumido de forma adequada, com combinações certas e com especiarias.

Segue uma receitinha, que gosto bastante de fazer.... e que hoje foi meu almoço de retorno das férias, depois de tantos doces, pimentas e falta de rotina!!!⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

Paiço terapêutico

 

1/3 xícara de painço descascado (deixe de molho por 2 horas para facilitar ainda digestibilidade e escorra a água)⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

1/4 xícara de arroz polido⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

1 colher de chá de  ghee⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

1 pitada de sal

1 pitada  de pimenta do reino em pó

1 colher de café de cominho em grão ⠀

1/2 colher de café coentro em grão

1 colher de sopa de cebolinha fresca picada

1 colher de café de cúrcuma em pó⠀⠀⠀⠀⠀

1 pitada generosa de gengibre em pó⠀⠀⠀

2 xícaras de água⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

“Acorde” as especiarias , como o coentro e cominho no ghee, por cerca de 30 segundos, em seguida coloque o arroz e painço, mexa bem e adicione todas as especiarias em pó.   Coloque a água e em fogo médio, deixe até levantar fervura.  Abaixe bem o fogo, adicione o sal, tampe a panela, e deixe cozinhar até a agua secar por completo.   Desligue o fogo, deixe “descansar” uns 5 minutos, adicione a cebolinha e sirva em seguida.

 

 

Quer saber mais?  Sobre outros alimentos e sobre as possíveis variações desta receita?   E porque misturei com o arroz?

Te espero no Curso PRESENCIAL – Alimentação Terapêutica em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

50% DAS VAGAS já foram preenchidas.

Vai ficar de fora?

Este curso não vai acontecer online.

 

 

WORKSHOP ALIMENTAÇÃO TERAPÊUTICA

Teoria e prática de preparações terapêuticas, segundo princípios da Ayurveda e da Nutrição Moderna

 

Conteúdo teórico sobre métodos de preparação, combinações de alimentos que favoreçam a nossa saúde, segundo princípios da Ayurveda e da Nutrição Moderna

Demonstração de preparações terapêuticas, para tratar alguns distúrbios que podem afetar a nossa saúde na vida diária

Conteúdo sobre propriedades terapêuticas de alguns alimentos e como prepará-los

Horários

 

Sábado: 9h às 18h

Domingo: 9h às 16h

Intervalo para almoço*: 12h às 13:45h

*Não será servido almoço no local

 

QUER PARTICIPAR: 

  TURMA RIO DE JANEIRO - DIAS 2 E 3 DE ABRIL - AQUI

 TURMA SÃO PAULO - DIAS 9 E 10 DE ABRIL - AQUI

 

Live Especial com Dr. Otavio Freitas - Alimentos processados e ultraprocessados - Links dos estudos

24 de janeiro de 2021 laurapires

A Live no Instagram, hoje demanhã sobre Alimentos processados e ultraprocessados foi um sucesso !!!

 

E aqui estão os prints dos estudos que falamos na Live para vocês aprofundarem seus estudos e cuidados.

 

Nesta quarta-feira, dia 27 de Janeiro de 2021, às 20h (horário de Brasília)  faremos uma outra Live sobre os poderes da Cúrcuma para o nosso cérebro.

 

Esperamos por vocês.  

 

Abhyanga na prática - Semana do Autocuidado

3 de novembro de 2021 laurapires

Olá ,   espero que esteja bem!!!

Resolvi, fazer um último evento com  lives e palestras gratuitas este ano, e nos dias 03, 04 e 05 de novembro, vai acontecer a SEMANA DO AUTOCUIDADO – ABHYANGA NA PRÁTICA, um evento totalmente ONLINE , AO VIVO e GRATUITO.
.

Nestes três dias, vou “mergulhar” com vocês na Abhyanga, uma prática de amor, oleação e autocuidado diário, e trazer informações sobre como essa poderosa ferramenta pode fazer parte da sua vida.
.

Para participar, clique neste link aqui e se inscreve.  (A transmissão não acontecerá no Instagram, portanto é necessário se inscrever).

 

Te espero lá!!!

 


.

Posts mais rescentes Posts antigos
Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Seu contato foi encaminhada com sucesso.